A partir de 1990 com o lançamento do Ford Explorer, o segmento dos SUV foram fortemente fortalecidos nos E.U.A., a variedade e formatos de carros desse modelo na virada do milênio era enorme. Em 2014 a Jeep lançou como carro de entrada o Jeep Renegade que chegava para substituir o fracassado Patriot.
O segmentos dos SUV compactos nos E.U.A. era dominado pelo Subaro Crosstrek e pelo Honda HR-V. Por ser derivado da plataforma Fiat as marcas da FCA não carregam a fama de serem confiáveis, e isso não ajudou na sua receptividade no mercado.
No Brasil isso ocorreu de uma forma muito diferente, a Jeep seguiu por muitos anos sendo vista como uma marca de automóveis de luxo, principalmente por causa da Grand Cherokee, sem falar na possibilidade de se ter um carro da marca pelo preço de um Ford EcoSport por exemplo, essa foi uma receita de sucesso. Renegade hoje está entre os carros mais vendidos do pais e segue liderando as vendas no seu segmento.
O futuro do Renegade ainda é incerto, visto que não atingiu o sucesso na Europa, os boatos são que não terá uma nova geração. Seu sucessor deve ser o novo Avenger que é menor, usa a plataforma da PSA e possuí também a versão elétrica.
Com o gás extra dado pelo face-lift e o novo motor 1.3 turbo o Renegade deverá continuar no Brasil.
Para saber tudo o que acontece no Universo Automotivo acesse https://www.universoautomotivo.com/
Notícias Jeep