
Conheça o processo de autorização para a blindagem de veículos no Brasil:
A blindagem de veículos é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. No entanto, para realizar a alteração nas características originais do veículo, é necessário seguir um processo rigoroso de autorização prévia.
O primeiro passo é preencher o requerimento de autorização prévia, disponível no portal do departamento de trânsito do seu estado. Em seguida, é feita uma verificação de débitos e impedimentos. Caso a documentação esteja em ordem, a autorização prévia será expedida e encaminhada por e-mail ao cidadão.
O veículo deve ser apresentado em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para a inspeção de segurança veicular, que resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Após a ITL, é necessário obter o laudo que libera a realização da blindagem em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). O cidadão realiza a vistoria em uma empresa credenciada somente uma vez e depois vai à ITL uma vez por ano para obter o certificado e realizar o licenciamento anual obrigatório.
Por fim, o proprietário do veículo deve ir a uma blindadora para concluir a proteção efetiva. Com os documentos em mãos, é necessário se dirigir a uma unidade de atendimento do departamento de trânsito para mudar o documento do veículo e incluir essa observação no campo de características.
Caso o processo completo não seja concluído, é importante destacar que circular com o veículo de maneira irregular sujeita o cidadão a uma multa grave e à retenção do veículo, conforme o artigo 230, inciso VII, do CTB.
Antes de iniciar o processo de autorização para a blindagem, é preciso pagar os débitos devidos e não ter restrições de qualquer natureza. A alteração nas características originais do veículo resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). O valor é de R$ 246,17, caso o licenciamento do ano em curso já tenha sido realizado. Em casos de mudança de categoria do veículo, é necessário consultar o procedimento de mudança de categoria. Os preços do CSV e do laudo de identificação veicular devem ser verificados junto às respectivas empresas responsáveis.
Fonte: Detran-SP
Notícias