Tudo que você precisa saber sobre motores turbo

O mercado de carros passa por uma constante inovação diária quando se trata de tecnologia para atrair mais clientes e torna-los satisfeitos com suas escolhas, em alta no momento motores turbos vem conquistando espaço e a preferência dos brasileiros.

Por: Redação

O que são motores turbo?

O que difere é a cilindrada,  se um motor turbo possuir a mesma ou igual cilindrada de um motor aspirado além de um peso mais leve, ele também tem um custo mais baixo para a montadora e com um rendimento idêntico.

Isso é possível porque os gases de saídas são aproveitados fazendo o eixo da turbina girar. Na outra extremidade, uma hélice será responsável por comprimir o ar, possibilitando que o motor preencha completamente os cilindros com a mistura ar/combustível melhorando a eficiência da combustão.

O objetivo dos motores turbos são oferecer maior potência e desempenho aos carro sem aumentar o tamanho do equipamento, e proporciona ao motorista uma direção amis esportiva e agressiva, o que não acontece nos aspirados onde são muito mais suaves.

Como funciona os motores turbos?

O motor turbo se beneficia da energia emitida pela expulsão dos gases de escape, desperdiçada pelos modelos aspirados.

O turbocompressor é composto por duas câmaras, chamadas de caixa fria e caixa quente, conhecidas também como compressor e turbina. Esse conjunto turbo compressor está ligado ao coletor de escape de um motor com combustão interna e usa a energia dos gases de escape para girar todo o conjunto da turbina e compressor.

Cada uma dessas caixas tem um rotor, interligado por um eixo em comum. A caixa quente está instalada no coletor de escapamento e, quando os gases passam por ela, o rotor gira. Em cadeia, o rotor da caixa fria também gira e é então que a compressão se inicia. O rotor do compressor capta o ar atmosférico (filtrado anteriormente), e pressuriza, ele transfere esse ar para a tubulação do sistema de admissão presente no motor.

Vale lembrar que os motores turbo ainda se dividem em fixo e variável. No caso do segundo, o compressor variável faz a dosagem da quantidade de gases de escape que passam pela turbina, regulando a pressão. Enquanto no outro, não há essa funcionalidade de regulação de pressão. A presença de tal aspecto tem influência positiva no desempenho do motor como um todo.

Economia de combustível

Em determinados modelos, dependendo do pico de torque, o automóvel tem mais facilidade de ganhar e sustentar a velocidade em cidade/rodovia, isso favorece tanto o conforto quanto uma maior economia financeira.

Para mais noticias do universo automotivo acesse : https://www.universoautomotivo.com/

Dicas