Tudo o que você precisa saber para vender um carro alienado/financiado

Ao fazer a aquisição de um carro por meio de financiamento o comprador fica com a restrição da alienação fiduciária na hora de vender o bem antes de quitar o saldo devedor, mas afinal, é possível vender um carro sem ter terminado de pagar? Esse processo é simples? Entenda

Por: Redação

O que é um carro alienado

Um carro alienado é o mesmo que um carro financiado, mas que ainda não teve a dívida completamente quitada junto ao banco.

Um carro que ainda não está 100% pago, ou seja, alienado, é uma propriedade da instituição financeira em que ele foi financiado, ou seja, caso você não pague as parcelas, o banco pode tomar o veículo. Por isso é importante assumir parcelas que caibam no seu bolso.

Como vender o carro alienado

Existem algumas alternativas para quem quer vender um carro que ainda não foi completamente pago. Uma delas é a quitação prévia das parcelas restantes do financiamento. O benefício dessa opção é que o valor fica mais baixo, já que desconsidera os juros dos meses próximos.

Se você não tem o dinheiro para quitar as parcelas, a melhor opção é a transferência de dívida, onde o dono atual do veículo passa as parcelas faltantes para o novo proprietário.

Essa etapa precisa ser consultada diretamente com o banco em que foi aberto o financiamento, para que avalie documentos, faça a aprovação de crédito e organize a assinatura de contrato.

É importante saber que o veículo não pode estar com parcelas e taxas sem pagamento, com multas em atraso e documentação incompleta.

Conselho do Universo Automotivo

Nunca negocie um carro com outra pessoa sem registrar em documentos no cartório o que foi acordado. Promessas de boca são facilmente esquecidas, por isso, tenha tudo documentado. Essa prática mantém você e o antigo proprietário em segurança.

 

Dicas