Top 5 dicas para cuidar do farol do seu carro

Saiba como garantir a segurança e evitar infrações no trânsito através da manutenção preventiva dos faróis do seu carro. Confira 5 dicas importantes!

Por: Redação

O farol do carro é um item muito importante para uma direção segura, pois ele é a extensão dos seus olhos enquanto dirige. No entanto, muitos motoristas esquecem de fazer a manutenção preventiva regularmente e podem enfrentar sérios problemas, especialmente à noite. Para evitar isso, é preciso estar sempre de olho nos faróis do carro e em caso de perda de intensidade da luz, é necessário fazer a troca da peça. A regulagem incorreta do farol também pode atrapalhar a visão do motorista que trafega no sentido contrário e, por isso, é considerada uma infração grave de trânsito.

Para fazer a manutenção preventiva do farol do seu carro, siga estas 5 dicas importantes:

  1. Verifique a vedação: a presença de água no farol pode causar um curto-circuito que pode danificar muito mais do que apenas o sistema de iluminação. Para evitar isso, verifique a vedação e, se necessário, troque as borrachas ou até mesmo o suporte completo. É importante lembrar que rachaduras também podem ocasionar vazamentos, e nesse caso a peça tem que ser trocada por inteiro.
  2. Verifique o direcionamento da luz: as vibrações causadas pelas irregularidades do terreno podem desregular o farol. Por isso, é importante verificar periodicamente se as luzes estão reguladas. Para fazer isso, basta colocar o carro em um lugar plano e próximo de uma parede lisa. Se as luzes estiverem retas, a regulagem está correta. Caso contrário, você precisa abrir o capô do carro e procurar os parafusos de ajuste que ficam na parte de trás da peça e regular os faróis até que as duas luzes sejam emitidas em linha reta.
  3. Evite os efeitos climáticos: o sol, a chuva e as temperaturas baixas podem deixar o farol amarelado e mais opaco. Para evitar isso, evite deixar o carro exposto ao sol ou à chuva constantemente e procure estacionar o carro em lugares cobertos, principalmente por períodos mais longos. Tome cuidado com as chuvas de granizo, que podem quebrar as lentes do farol.
  4. Limpe regularmente: manter os faróis limpos é fundamental para a sua eficácia. Limpe-os regularmente com produtos específicos, que não agridem o material. Uma dica é usar uma solução de água e vinagre branco para remover a sujeira e os insetos.
  5. Verifique as lâmpadas: as lâmpadas do farol têm uma vida útil limitada e precisam ser substituídas periodicamente. Verifique-as regularmente e, se necessário, troque-as. É importante lembrar que as lâmpadas têm datas de validade diferentes e podem ter diferentes intensidades de luz. Por isso, escolha sempre lâmpadas de boa qualidade e compatíveis com o modelo do seu carro.

Lembre-se: o farol do carro precisa de manutenção constante para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas. Além disso, a manutenção preventiva pode ajudar a evitar multas e problemas com a fiscalização de trânsito.

 

Dicas