Saiba tudo sobre o Câmbio Dualogic

A transmissão automatizada é uma alternativa de baixo custo ao câmbio automático normal ao qual estamos acostumados e preserva o sistema mecânico tradicional, reduzindo assim também os custos de manutenção. Além dos carros, ela pode ser encontrada em caminhões e ônibus, por exemplo. Na Fiat, o câmbio automatizado foi batizado comercialmente de Dualogic e foi a solução da montadora italiana para o Brasil.

Por: Redação

Como funciona o câmbio Dualogic?

O Câmbio Dualogic surgiu no ano de 2008, sendo que o modelo pioneiro a adotá-lo foi o Fiat Stilo. Mais tarde essa tecnologia foi utilizada também em outros veículos fabricados pela empresa. Alguns desses modelos são:

  • o Fiat 500,
  • o Palio,
  • o Bravo,
  • o Palio Weekend,
  • o Strada,
  • o Argo
  • e o Fiat Cronos.

Esse câmbio apresenta um mecanismo de troca de marchas muito semelhante ao de um automóvel manual, contudo, ele oferece recursos que possibilitam a ausência do pedal de embreagem.

Desse modo, o câmbio Dualogic está apto a funcionar de dois modos, um deles é o manual, em que o motorista solicita diretamente a troca de marcha por meio do acionamento do joystick ou das borboletas colocados no volante.

Já o outro modo é conhecido como Auto. Nessa modalidade o sistema tem autonomia para optar quando é necessária a realização da mudança de marcha.

Além disso, para se dar bem na hora de dirigir um carro com esse câmbio automatizado, é bom conhecer algumas siglas próprias do Dualogic.

– R

É a inicial para Reverse. Ela é a marcha ré do câmbio Dualogic.

– N

É a inicial para a palavra Neutral. Ela é utilizada para manter o carro no chamado “ponto morto”.

– M

É a letra que denota o modo manual desse câmbio. Por meio dela o motorista é quem coordena as trocas de marcha. Nesse caso, a posição “+” representa a subida para as marchas mais altas, já o símbolo “-” representa a redução.

– D

É a inicial para o Modo Drive. Por meio desse modo, o veículo efetua sozinho as trocas de marcha.

As vantagens do Câmbio Dualogic

Por mais que alguns motoristas fiquem com o pé atrás quando ouvem falar em câmbio automático, não dá para negar o fato de que o sistema Dualogic tem lá os seus benefícios. Alguns que vale mencionar são:

Simplicidade

Não é difícil guiar um carro que utiliza esse sistema. Todos os seus mecanismos são fáceis de serem assimilados e, em pouco tempo, o motorista estará habituado a esse formato.

Conforto ao dirigir

Esse sistema possui o modo de condução esportiva, que para ser acionado é necessário apenas pressionar um botão no console.


Agilidade

O câmbio automático possibilita uma condução segura, pois as marcas se encontram previamente engatadas. Isso torna as trocas de marcha mais rápidas e precisas.

 

Versatilidade

O câmbio Dualogic permite que o motorista possa guiar o veículo utilizando tanto o modo manual como o automático. Tal vantagem não significa apenas liberdade de escolha, mas sim opções para diferentes situações.

Em estradas com relevo mais íngreme, por exemplo, as arrancadas naturalmente se tornam mais lentas. Desse modo, o motorista pode escolher o modo manual, em que ele vai adquirir uma resposta mais rápida do sistema, adquirindo força e agilidade.

Além disso, utilizar o modo manual em determinadas situações ajuda a diminuir o desgaste da embreagem, prolongando a sua vida útil.

 

Custo baixo de manutenção

Se economizar é a palavra do momento, o câmbio Dualogic aparece como uma boa alternativa, pois a performance dele depende de um mecanismo que possui características simples e, consequentemente, mais baratas.

Menor emissão de poluentes

Falando em economia, por ser mais leve, o câmbio dualogic exige menos energia em seu funcionamento. Portanto, outro benefício dele é a menor quantidade de poluentes, o tornando um acessório que contribui para a sustentabilidade.

 

E o câmbio Dualogic Plus?

No segundo semestre do ano de 2012, a Fiat apresentou, em conjunto com a nova versão do Fiat Bravo, o câmbio Dualogic Plus, com algumas características a mais quando comparado com o anterior. Algumas delas são:

Creeping

Por meio dela, mesmo depois de soltar o pedal de freio, o carro ainda consegue se movimentar em uma velocidade reduzida. Esse é o mesmo efeito do câmbio automático comum.

 

Auto Up Shift Abort

Quando o pedal do acelerador recebe uma alta pressão, o sistema viabiliza a baixa de uma marcha para fornecer torque. Por outro lado, caso a pressão seja baixa, a marcha se mantém a mesma.

Parabolic Shift Gear

Controla de modo eletrônico a diminuição dos trancos durante a realização das trocas de marcha.

 

Os defeitos mais comuns do câmbio Dualogic

Apesar das nítidas vantagens, também é importante ficar de olho nos possíveis defeitos que o câmbio Dualogic pode apresentar no decorrer do tempo.

Uma das falhas que mais aparecem nesse tipo de sistema é o vazamento de óleo no sistema hidráulico. Quando surge esse defeito, as marchas não engatam e o veículo fica parado.

Para sanar esse defeito, além de completar o óleo, é necessário também efetuar a troca das vedações.

Outro possível problema é a queima da bomba de pressão. Quando ocorre essa queima, as marchas também não engatam. A saída para solucionar esse problema é efetuar a substituição dos filtros periodicamente.

Além disso, ao fazer a revisão periódica do seu automóvel e verificar impurezas no filtro, o mais indicado é providenciar a troca.

Dicas Fiat