
Quais veículos posso dirigir com a CNH categoria C?
Na CNH C, os motoristas podem dirigir tanto os automóveis que fazem parte da categoria B, como veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
Vale lembrar que na CNH B é permitido conduzir veículos de quatro rodas, com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista – nessa categoria ainda é permitido acoplar reboques e semirreboques, desde que não ultrapasse o peso ou lotação máximos.
Então se eu tirar uma CNH C a categoria B vem de “brinde”?
Não! Um dos pré-requisitos para tirar a categoria C é ter, no mínimo, 1 ano de experiência dirigindo com a CNH B. Por isso, o motorista também pode dirigir veículos da B com a sua CNH C.
A CNH categoria C, inclusive, possui algumas particularidades que precisam de atenção, principalmente se você nunca leu sobre o assunto.
Mas fique tranquilo que ainda iremos te explicar todas as obrigatoriedades da categoria.
O que não pode dirigir com a categoria C?
Todos os veículos que fazem parte do grupo dos caminhões são permitidos com a categoria C. Contudo, é necessário ficar atento ao que não se pode dirigir com ela.
Na CNH categoria C não é permitido:
Conduzir veículos articulados – Comumente conhecidos como carretas, mas também fazem parte os ônibus, trens, bondes, locomotivas a vapor, entre outros;
Transportar passageiros – A categoria C permite ao motorista transportar somente carga, independente do material (é permitido transportar animais vivos, grãos, baús etc.). Dependendo do conteúdo da carga, é necessário tirar algumas licenças, mas isso é um papo para outro artigo.
Para que serve a categoria C?
Conforme comentamos acima, a CNH C permite ao motorista dirigir qualquer tipo de caminhão, desde que não seja um veículo articulado.
Se pararmos para pensar que o Brasil é um país movido e alimentado por rodovias, onde 75% das mercadorias do país têm seu transporte feito pela malha rodoviária, podemos entender a importância da CNH categoria C para a sociedade.
Por isso, são mais de 4,5 milhões de motoristas categoria C no Brasil, aproveitando a oportunidade para ganhar dinheiro como caminhoneiros.
Mesmo assim, ainda é comum que as pessoas fiquem confusas na hora de entender o que é permitido dentro de cada categoria da CNH. Pensando nisso, explicamos abaixo um pouco das “letras” presentes na carteira nacional de habilitação.
O que é necessário para tirar a CNH categoria C?
Existem alguns requisitos necessários para poder tirar a CNH categoria C:
· Possuir idade mínima de 19 anos;
· Ter pelo menos 1 ano de habilitação na CNH categoria B;
· Não ter levado multa por infração grave ou gravíssima e não ser reincidente por multa com infração média nos últimos 12 meses;
· Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental;
· Realizar curso e prova práticos de direção veicular
Quanto tempo demora para tirar a CNH C?
Após dar início ao processo, o tempo máximo para tirar uma CNH C é de 12 meses.
Contudo, a habilitação pode ser emitida em menos tempo, basta que você agilize as etapas junto à autoescola e ao Detran.
De qualquer forma, um prazo médio de emissão da categoria C gira em torno de 90 dias.
Deseja adicionar a categoria C na sua CNH? Veja o que fazer
Conforme comentamos acima, para tirar a CNH C é necessário ser habilitado há pelo menos 1 ano na categoria B.
Por isso, explicaremos abaixo o passo a passo para você mudar a CNH da categoria B para a C.
Como mudar a CNH da categoria B para C? Passo a passo
Você se lembra de quando tirou a CNH B e precisou fazer 45 horas de aulas teóricas?
Pois bem, para as categorias C, D e E isso não é mais necessário. Apenas as 20 horas de aula prática são o bastante, de acordo com a Resolução n° 789, de 18 de junho de 2020, do Contran.
Bom, vamos ao passo a passo de como adicionar a categoria C na sua CNH.
Escolher uma autoescola de confiança
O primeiro passo é procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores), também conhecido como autoescola.
Busque optar por instituições de sua confiança, comprovadamente certificadas pelo Detran.
Como o valor da adição da categoria C pode variar bastante nas autoescolas, fazer uma boa pesquisa de preços é importante na hora de fechar um bom negócio.
Após selecionar o CFC do seu interesse, é necessário apresentar alguns documentos:
- Carteira Nacional de Habilitação ou RG e CPF do condutor – original e uma cópia simples;
- Comprovante de endereço – com validade até três meses anteriores à apresentação na autoescola.
De todo modo, vale a pena entrar em contato com o CFC e perguntar os documentos exatos que devem ser entregues.
Fazer os exames toxicológicos e de aptidão física e mental
É necessário fazer os exames toxicológico e de aptidão física e mental para dar continuidade ao processo.
As próprias autoescolas costumam indicar clínicas médicas credenciadas.
A Lei Federal 13.103, de 2 de março de 2015, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista, tornou obrigatório, a partir da CNH C, a realização do exame toxicológico aos condutores, mesmo que eles não exerçam atividade remunerada como motoristas. A Lei também engloba as categorias D e E.
O exame toxicológico possui validade de 2 anos e 6 meses e, de acordo com a Lei Federal 14.071, todos os motoristas habilitados na CNHs C, D ou E, com idade inferior a 70 anos, devem repetir o exame, após o período.
Fazer as aulas práticas
São no mínimo 20 horas de aula prática oferecidas pela autoescola.
Realizar o exame de direção veicular (prova prática)
Finalizadas as aulas práticas, o último passo para tirar a CNH categoria C é realizar a prova prática. São avaliados diversos critérios estabelecidos pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Se você quiser saber todas as exigências do CTB para ser aprovado no exame de prática de direção veicular da categoria C, basta clicar aqui.
Dicas