
Vamos te explicar tudo sobre a categoria da carteira nacional de habilitação que permite ao motorista dirigir motos, motocicletas, entre outros veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral e que possuam mais de 50 cilindradas.
Com a CNH A posso dirigir quais veículos?
A CNH categoria A permite que o motorista a dirija veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral e que possuam mais que 50 cilindradas;
Os veículos mais populares que fazem parte da CNH A são as motos e as motocicletas. Mas também é permitido conduzir motonetas, triciclos e ciclomotores da categoria AAC.
Quem pode tirar a CNH A?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), você precisa cumprir com quatro requisitos básicos para tirar a CNH A:
- Ter mais de 18 anos – Conseguir responder pelos seus atos perante a lei;
- Saber ler e escrever;
- Possuir Carteira de Identidade ou outro documento equivalente;
- Ser aprovado em todos os testes do processo de habilitação – que conta com exame físico, psicotécnico, prova teórica e prova prática.
Quanto tempo demora para tirar a CNH A?
O tempo máximo para tirar uma CNH categoria A é de 12 meses, após ter dado início ao processo.
No entanto, a habilitação pode ser emitida em menos tempo, basta que você agilize as etapas junto à autoescola e ao Detran.
De qualquer forma, um prazo médio de emissão da CNH A gira em torno de 90 dias.
CNH A – Confira o passo a passo para tirar a sua
Para tirar a sua CNH categoria A, você precisa seguir seis etapas principais. Abaixo iremos falar sobre cada uma delas, vem com a gente:
Escolher uma autoescola de confiança
Caso você tenha se enquadrado nos requisitos básicos para tirar a CNH A, o primeiro passo é escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC), também conhecido como autoescola.
Antes de fechar de primeira com alguma autoescola, selecione instituições de sua confiança, comprovadamente certificadas pelo Detran e peça um orçamento para todas.
Fazer os exames médicos e psicotécnicos
Chegou a hora de realizar os exames necessários para dar continuidade ao processo. Procure por profissionais capacitados e certificados pelo DETRAN.
Em caso de dúvidas, peça sugestões de consultórios e clínicas para a autoescola escolhida.
Geralmente, o pagamento das taxas desta etapa acontecem diretamente com a clínica médica.
Fazer o curso teórico do CFC
O terceiro passo é o curso teórico. São 45 horas de aula que irão abordar todo o conteúdo determinado pelo Contran – direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.
De acordo com um decreto do Governo, as autoescolas podem disponibilizar o curso teórico online. Caso você prefira fazê-los assim, busque se informar no CFC escolhido se o serviço é oferecido.
Realizar a prova teórica
Após completar as 45 horas de aula e estudar o conteúdo assistido, chegou o momento de realizar o teste teórico para tirar a sua CNH categoria A. São 30 questões, sendo necessário acertar pelo menos 21 delas, ou seja, 70% da prova para ser aprovado.
Fazer as aulas práticas
Com a aprovação no teste teórico, a próxima etapa será prática, isso mesmo, o candidato a tirar a carteira nacional de habilitação precisará realizar um mínimo de 20 horas/aula para então ir à última etapa do processo.
Realizar o exame de direção veicular (prova prática)
Finalizadas as aulas práticas, o último passo para a obtenção da CNH A é o exame de direção veicular. Os avaliadores credenciados analisam uma série de critérios estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Normalmente, de cinco a 15 dias após a aprovação na prova prática, a carteira provisória é expedida. Com isso, o motorista já é considerado legalmente habilitado com a CNH categoria A.
Dicas