
O sistema de injeção eletrônica é fundamental para o funcionamento perfeito do veículo, ela é responsável por comandar a alimentação de combustível e o gerenciamento do motor, ou seja ao acender devemos ter atenção total e investigar a causa. Nós do Universo Automotivo vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o funcionamento e os possíveis problemas da injeção eletrônica abaixo:
Para que serve a luz de injeção?
Colocando a chave na ignição do carro e girando sem dar a partida, a injeção eletrônica envia um comando acionando a bomba de combustível e ela entra em funcionamento, dessa forma a central checa se todos os sensores, atuadores e componentes eletrônicos estão funcionando perfeitamente. Nesse momento a luz da injeção permanece acessa até darmos a partida no carro, e é bem simples identificá-la no painel, já que está localizada no painel de instrumentos e possui o formato de um motor, triângulo ou raio, dependendo do modelo de cada carro. Afinal, não há apenas um modo de representação do sistema no painel do carro. Já sobre a cor, é possível identificá-la na cor vermelha ou amarela.
Como saber se a injeção eletrônica está ruim?
Após ligar o carro se você notar que a luz da injeção eletrônica permanece acessa, desligue o carro e repita o procedimento, se mesmo assim continuar você procurar um profissional especializado, onde deve possuir um SCANER para acessar a central e identificar a falha, os problemas mais comuns relacionados são os bicos injetores sujos, cabos de vela, bobina, velas e até mesmo combustível de má qualidade. Neste último caso, o combustível de má procedência interrompe ou prejudica um sistema que é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar. Não há espaço para erros.
É perigoso andar com a luz da injeção acesa?
Sim, pois ao não apagar ele te mostra que existe algo errado com seu carro e continuar andando com ele assim pode acarretar em problemas ainda maiores a longo prazo.
E se a luz de injeção está piscando?
Na maioria das vezes não é nada muito grave, poder ser combustível adulterado mas mesmo assim é bom levar ao especialista e se diagnosticado esvazia o tanque, pois pode causa prejuízo em bomba de combustível, sensores, etc.
Outra probabilidade é que seja algo relacionado a sonda lambda que fica junto ao coletor de escapamento, geralmente ocorre por um mal contato nos conectores e há possibilidade de ser também o catalisador que não está mais cumprindo seu papel no carro, em transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes. Por isso a luz da injeção dever ser o mais rápido possível investigada por um especialista.
Quer saber mais sobre o catalisador? click no link abaixo
Dicas