1- Avaliar o bem de interesse
Leia as informações sobre o veículo e não abra mão de verificar fotos e vídeos do carro em questão. Tire as dúvidas e peça para ver o veículo pessoalmente, afinal, a visitação é obrigatória, conforme consta nas Condições de Venda de cada leilão. Isso serve, ainda, para constatar que a casa leiloeira existe no endereço indicado.
2- Pesquisar a empresa leiloeira
Na plataforma Os Leiloeiros o comprador encontra uma relação atualizada das casas leiloeiras e leiloeiros oficiais inscritos nas juntas comerciais de todo o Brasil.
3- Ler o edital do leilão
Cada leilão tem um edital próprio em que constam o leiloeiro responsável e seu número de registro em junta comercial, além de trazer as regras do leilão e detalhamento de pagamentos e taxas do produto de interesse. Compare os dados do edital com o leilão que está sendo divulgado. Se estiver divergente, desconfie.
4- Valores
Calcule os custos e os benefícios dos carros de leilão e desconfie de preços e ofertas muito baixos. Em geral, os modelos costumam custar entre 15 e 50% abaixo da tabela Fipe. Mas não é só isso. Deve-se somar todas as despesas e taxas incluídas, inclusive, sonde se o veículo tem combustível, bateria com carga ou mesmo documentação que impeçam a circulação antes da retirada. Se não retirar, a diária do pátio também sai do seu bolso.
5- Pagamento